Salvando as Batatas & Beterrabas

[Quiche de beterraba e a quiche A tentação de Jansson]

Hoje comecei o dia cozinhando! Quando vejo ingredientes esquecidos aí pela cozinha começo a ficar entediada, com essa sensação de correr contra o tempo para não lhes desperdiçar…

Justo aconteceu essa semana com as batatas e as beterrabas (as primeiras tenho em excesso e as segundas… também!) que tinha comprado para fazer uma

quiche de remolacha y queso feta - blog bcncookbookclub.com

Quiche de beterraba, espinafres e queijo feta,

da revista Sabor e a quantidade dava para duas unidades, hoje fiz a segunda… É trabalhosa, porém bem fácil. A receita na revista está em outra ordem, porém melhor começar

  • Aquecendo o forno a 180 graus, estirando a massa-quebrada (ver receita massa brisa) e colocando numa forma redonda, forrada com papel-mateiga, fazer furinhos com um garfo e cobrir novamente com uma segunda folha de papel-manteiga, encher essa base com grãos (arroz, feijão, grão-de-bico) para evitar que a massa suba enquanto se assa até dourar, por uns 12 minutinhos.
  • Refogar uma cebola-de-cabeça com um pouco de óleo e manteiga e quando estiver dourada adicionar os espinafres (se não for temporada, pode substituir por alguma outra folha verde, até alface em último caso!), refogar mais uns dois minutinhos e reservar.
  • Por outro lado, cortar 200g de beterraba cozida e misturar com 100g de queijo feta ou parecido (desses que se desmancham com os dedos), reservar.
  • Para a parte líquida, misturar três ovos, com 100g de creme-de-leite, de caixinha ou de lata com soro, 150g de leite fresco, sal, pimenta-do-reino e noz-moscada moída, incorporar todos muito bem e reservar.
  • Quando a massa-quebrada estiver assada, retirar do forno, tirar a segunda folha de papel-manteiga e os grãos. Rechear essa base dourada com os ingredientes preparados e reservados anteriormente: primeiro colocamos a cebola e o espinafre, depois o queijo e a beterraba, a continuação colocamos castanha-de-caju ou almêndoas picadas e por último a mistura liquida de leite e ovos.
  • Levamos ao forno por uns 25 minutos, aproximadamente. Nunca é demais comprovar se está dourado e provar com o palitinho para ter certeza de que tudo está bem cozido!
  • Servir um pouco morno ou em temperatura ambiente.
receta de quiche de remolacha y queso feta - blog bcncookbookclub.com

Auto-suficiência na despensa,


A tentação de Janssons,

quiche La tentación de Jansson - blog bcncookbookclub.com
ver receta en castellano
  • 4 batatas inglesas medias
  • 1 cebola-de-cabeça grande
  • 12 unidades de sardinha anxovada (ou anchovas espanholas)
  • 200 ml de creme-de-leite, de caixinha ou de lata, com soro
  • Pimenta-do-reino
  • Pão seco ralado
  • 2 colheres (sopa) de manteiga

Como fazer,

  1. Preaquecer o forno a 200 graus.
  2. CORTAR a cebola em aros e refogar em óleo e um poco de manteiga, até dourar, reservar.
  3. Pelar as batatas e cortar em fatias muito finas, se possível usar um ralador que possar ralar em fatias.
  4. Escorrer as sardinhas anxovadas e reservar o óleo.
  5. UNTAR uma fôrma e dispor os ingredientes reservados em camadas: uma camada de fatias de batatas, a cebola refogada e as tiras de sardinhas anxovadas (deixando um pequeno espaço entre uma e outra), colocar a segunda metade das batatas raladas, salpimentar e verter o creme-de-leite (se estiver muito espesso, adicionar um pouco de leite), para acabar, polvilhar com pão ralado.
  6. ASSAR por uns 45 minutos.
  7. SERVIR com salada de folhas.

Na despensa,

Mais informação sobre a anchova, por bancadoramon.

Ver a receita original, em espanhol, por Nina Olsson.