Cozinhar uma vez na semana


cozinhar por lote | batch cooking

O que é batch cooking?

Cozinhar por lotes, o que está super de moda por aqui... e por lá! Tem artículos de revistas gastronómicas, diversos cursinhos de cozinha, livro, tudo pra ensinar a gente a se organizar na cozinha, basicamente!


Porquê isso?

A idéia esta pensada para quem tem que obedecer uma carga horária, seja como freelance, dona de casa, pra quem trabalha pra terceiros ou estudantes que moram sozinhas... porém indiferente de quem seja ou o que faça, simplesmente pra quem não quer ter que cozinhar todos os dias, porém merece que as refeições sejam saudáveis e nutritivas em todas as ocasiões.


Outras vantagens,

Segundo como está pensado, se economiza em tempo de preparação e elaboração, em dinheiro, porque tudo o que se compra, são ingredientes do cardápio que se decidiu cozinhar anteriormente; e diminui o stress, já não vai ter que ficar se perguntado "Quê cozinho hoje?"


Como funciona?

No meio de tantas propostas encontrei um artículo que simplifica bastante todo o conceito do que é cozinhar por lote.

A idéia principal é a organização: na compra, na execução e na conservação do cardápio.


O artículo resume tudo em cinco pontos, bem simplificados.

Vou traduzir tal como está, porque o texto é tão curto, que nem tem como resumir com as minhas palavras!


IMPORTANTE,

Pegar papel e lápis... melhor uma agenda reservada só pra cozinha, porque vai precisar dela todas as semanas!


  1. PLANIFICA OS CARDÁPIOS / PRATOS QUE QUEIRA COZINHAR |Escreve o que quer comer durante os sete dias da semana, detalhando os cafés da manhã (e merendas) almoços e jantares.

  2. FAZ A LISTA DA COMPRA | Elabora uma lista de compra detalhada que inclua todos os ingredientes que vai precisar, de acordo com os cardápios que decidiu preparar no ponto 1.

  3. ESCOLHE UM DIA PRA COZINHAR | Decide o dia que vai querer cozinhar. Por exemplo, se quer cozinhar na sexta-feira, planifica o cardápio e prepara a lista de compra na quinta à noite, faz a compra no dia seguinte quando saia do trabalho e dedica o resto da tarde pra cozinhar.

  4. PREPARAR OS ALIMENTOS SEPARADAMENTE | A ideia básica é preparar, cozinhar e conservar os diferentes ingredientes de um prato separadamente para combinar com outros depois. É aconselhável cozinhar ovos e legumes; ferver macarrão, arroz e quinoa; fazer molhos, caldos de base e vinagretes, etc. E claro, é importante saber quais alimentos aguentam bem na geladeira e quais são preferíveis congelar.

  5. CONGELAR EM PORÇÕES | Ao congelar, fazer em porções pra que seja mais prático e lembrar de não encher todo o recipiente no caso de sopas e cremes, já que os líquidos se dilatam ao congelar e ocupam mais espaço. E não esqueça de colocar umas etiquetas com a data da congelação e o nome dos alimentos principal ou da receita.


Nota:

  • No ponto 2, é importante saber o número de comensais. Confirmar o que você já tem na despensa. Facilita organizar a lista por "frescos", "secos", "de geladeira", "de congelador" e "de despensa". Evitar fazer a compra na segunda-feira, quando geralmente estão os produtos que não foram vendidos no fim-de-semana; saber que os produtos frescos, geralmente chegam nos pontos de venda a partir da terça-feira. Também tem quem faz a lista de compra na sexta-feira à noite e a compra no sábado.

  • No ponto 3, se programar para cozinhar, se possível, no dia seguinte, para aproveitar a frescura das verduras. Ter frutas frescas para consumo diário.


7 passos batch cooking | artículo revista veritas | livro pôr em prática batch cooking


texto baseado nos artículos da revista veritas e post do blog beingbiotiful

  • facebook - bcncookbookclub
  • Instagram - bcncookbookclub
  • TripAdvisor - bcncookbookclub

© since many years ago por patriciadecastro | barcelona - catalunya | experiencias & reseñas de libros gastronómicos ·