Rapadura

Updated: Aug 1, 2019


rapadura & brigadeiro nordestino

Sabia que a rapadura também se produz e se come na Índia, sendo o primeiro produtor mundial!? E que no ano 1989 o nome rapadura foi patenteado por uma empresa alemana!?

Parece estranho quando sabemos, e nos informamos a fundo, que a rapadura, mesmo tendo a sua origem disputada entre Açores e Canárias, faz parte da identidade culinária brasileira e de muitos outros países da América Latina, tendo como Colômbia e Ceará os maiores produtores nesse continente.


Mas comecei a escrever esse artigo porque quis provar de usar a rapadura no meu docinho preferido, o brigadeiro!

Já sei, tem muitas receitas por aí de brigadeiro de rapadura, mas quando fui pra cozinha e fiz o meu, fui por intuição e não tinha visto nenhuma receita previamente... talvez por isso, o que fiz tenho de deixar estar em temperatura ambiente, totalmente, antes de comer-lhe, do contrário, é duro, como uma rapadura!

Depois do trabalho feito, fui dá uma olhada nas receitas existentes do brigadeiro de rapadura... Primeira surpresa, entra na categoria de brigadeiro gourmet! Que chic!

Segundo, tem ingrediente que a maioria das receitas inclui e não acabo de entender a função, farinha de trigo!? E por último, vi ingredientes adicionais que me farão provar outras receitas da próxima vez que faça brigadeiro de rapadura, chocolate branco e castanha de caju!


A minha versão é muito simples, diria mais agreste e mais nordestina, prévia a versão gourmet. Não vai nenhum dos três ingredientes que descobri nas receitas que vi e tem a particularidade de ter dupla personalidade: ficar com a dureza da rapadura quando conservamos na geladeira e ser macio e delicioso quando está totalmente em temperatura ambiente! Por outro lado, usei coco ralado desidratado (e confetti de chocolate branco e preto também) ao invés de castanha de caju pro enrolado.

Depois de tudo isso, decidi dar um nome ao meu brigadeiro, BRIGADEIRO NORDESTINO, caracterizado pela escassez de ingredientes, preferência por outros e excentricidade comportamental!

Prova a receita do Brigadeiro Nordestino e diz no meu Instagram se você gostou!



Pra finalizar deixo links para saber mais sobre a rapadura...

ficha técnica,



"A rapadura é nossa, cabra da peste!"



  • facebook - bcncookbookclub
  • Instagram - bcncookbookclub
  • TripAdvisor - bcncookbookclub

© since many years ago por patriciadecastro | barcelona - catalunya | experiencias & reseñas de libros gastronómicos ·